Prefeitura de Dourados
Secretaria de Sade de Dourados

Semas debate cursos que serão disponibilizados aos jovens indígenas

Atividades do Arandu Ambue tem impactado jovens indígenas em Dourados

Recente reunião entre a Secretaria de Assistência Social, equipes do Creas (Centro de Referência da Assistência Social) e do Cras Indígena debateu a oferta de cursos de capacitação que serão oferecidos aos jovens indígenas. As atividades são integradas ao projeto Arandu Ambue e terão apoio do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) .

A Prefeitura de Dourados direcionou a criação do projeto Arandu Ambue por meio da equipe de referência do Creas, em parceria com o Cras Indígena. Oficinas são ofertadas, desde 2018, no espaço do Cras Indígena, às quartas-feiras, das 08h às 10h e das 14h às 16h.

Em 2019 o projeto foi contemplado no Edital Itaú Social e alcançou recursos financeiros para a aplicação de cursos de mecânica de moto, mecânica de carro e de manicure e pedicure. A previsão é que os cursos passem a ser oferecidos aos jovens indígenas no segundo semestre de 2019.

O objetivo da proposta é a reinserção social dos adolescentes e jovens indígenas inseridos no Serviço de Proteção Social a Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Meio Aberto MSE – LA (Liberdade Assistida) e MSE – PSC (Prestação de Serviço à Comunidade).

As atividades também são abertas para jovens da comunidade de maneira geral, buscando contribuir com uma nova geração de jovens indígenas com liberdade de escolha referente à possibilidade de acesso ao ensino superior e a formação.

Na semana anterior a Semas, por meio do Creas e em ação conjunta com o grupo Kente Kuera” (“Pessoas Felizes” na tradução do Guarani para o Português), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras Indígena, propiciou aos adolescentes indígenas uma tarde de lazer no Parque dos Ipês, com momentos de muita descontração e diversão. A atividade foi conduzida pela assistente social Tatiane Martins Gomes.

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2019