Semed desenvolve formação para melhorar atendimento aos alunos da Educação Especial

Professora Elza Chaves Guimarães realizando avaliação em aluno com deficiência visual – Divulgação

Após a realização de 189 visitas nas escolas e nos centros de educação infantil (Ceim’s), para o levantamento de dificuldades e necessidades da Educação Especial, a Secretaria de Educação inicia hoje (13), extensa programação para setembro destinada à formação de professores e estagiários que atuam na educação de estudantes com deficiência física, visual e auditiva, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades da Rede Municipal de Ensino.

O Curso de Braille, com início hoje, na Escola Municipal Elza Farias, será realizado todas as segundas e quartas-feiras, das 17h45 às 21h. Ministrado pela professora Elza Chaves Guimaraes, terá duração de 40 horas/aulas.

Dia 15 acontece a abertura da formação continuada para professores e estagiários que atuam como apoio educacional. Os participantes poderão escolher o período, sendo das 8h às 11h30 ou das 13h30 às 17h30, no auditório da Prefeitura. A formação será ministrada pela professora da UFGD, Mirlene Damázio.

A palestra “A importância da troca de saberes no processo de inclusão do aluno com deficiências múltiplas”, será realizada no dia 19, das 19h às 22h, no auditório da Prefeitura, com a participação da professora do Núcleo de Educação Especial, Edilaine Nunes e da terapeuta ocupacional, Joyce Marques.

Numa ação conjunta, no dia 22, está programada a III Jornada da Educação, Saúde e Assistência Social, das 7h30 às 17h30, no auditório da Prefeitura, envolvendo profissionais da UFGD, da Semed, dos Cras/Semas e da Policlínica de Atendimento Infantil (PAI/Semsau).

A Secretaria de Educação ainda será parceira da Semana Bilíngue organizada pela Associação de Surdos e Intérpretes de Dourados – Associação Mãos Douradas (ASSIMD), com a colaboração de professores, tradutores e intérpretes da UFGD e da Semed.

A coordenadora do Núcleo de Educação Especial da Semed, Wanda Regina Staut, esclarece que a formação continuada acontecerá até dezembro, e que foi programada visando atender os anseios dos profissionais que atuam na Educação Especial, propiciando a oportunidade de atualizar os conteúdos e favorecer momentos de troca de experiências.

Publicado em: 13/09/2017 as 13:11 horas
Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2017