Prefeitura de Dourados
Secretaria de Sade de Dourados

Seminário de conscientização do uso abusivo de drogas tem ampla participação em Dourados

Seminário reuniu centenas de pessoas em debate de combate ao uso abusivo de drogas, na manhã desta quinta-feira -A. Frota

Cerca de 500 pessoas acompanham o III Seminário de Conscientização do uso abusivo de drogas com foco nas relações intrafamiliares da Grande Dourados. A abertura ocorreu na noite de quarta-feira (26) e o encerramento será no final da tarde desta quinta-feira (27), no auditório do bloco 10, da Unigran.

A programação abrange temas como codependência e saúde mental da família, mapeamento das comunidades terapêuticas, adolescência e drogas, psicopatia das dependências químicas e outros.

Representantes da Sesai (Saúde Indígena), da Secretaria de Assistência Social, do Ministério Público Federal e outras instituições debaterão temas no evento.

A secretária de Assistência Social, Maria Fátima Silveira de Alencar participou da abertura do Seminário e frisou a importância deste tipo de debate em Dourados, ponto “estratégico” da rota do tráfico de drogas. A facilidade do acesso a entorpecentes por jovens e adolescentes também foi um ponto citado por ela.

“Nosso município em região de fronteira é impactado com o tráfico de drogas. Adquirir drogas lícitas ou ilícitas é muito fácil e infelizmente cada vez mais os menores seguem o caminho do vício, o que muitas vezes resulta também em prática da criminalidade, então esse debate e o fortalecimento de políticas públicas para combate e prevenção das drogas são essenciais”, disse.

O presidente do Comad, Rogério Fernandes Lemes, destacou que o Seminário foi formatado em conjunto com as instituições que fazem parte do Conselho, sendo aberto para pessoas que tem interesse no assunto e em especial para profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social.

“Estamos muito satisfeitos com a grande participação e essa ação acontece com ênfase em capacitação, troca de experiências e no nosso intuito de propor, sensibilizar, mobilizar ações para o enfrentamento ao uso de drogas”, disse.

Durante a manhã desta quinta-feira (27), aconteceu também a entrega de moções legislativas foram realizadas no evento, com proposições dos vereadores Olavo Sul, Junior Rodrigues e Sérgio Nogueira.

A programação tem sequência com explanações de Rosemeire Martins, psicóloga e mestre em Ciência da Saúde e José Roberto Martinez, psiquiatra do Hospital Universitário, no período matutino e vespertino.

Os participantes receberão certificados ao final do seminário.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas via blog do Comad, no endereço: http://comaddourados.blogspot.com/.

 

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2019