Secretaria de Sade de Dourados

Seminário sobre drogas será aberto às 19h desta 4ª

No ano passado, II Seminário sobre drogas do Comad reuniu cerca de 500 pessoas no auditório da Unigran – A. Frota/Arquivo/Assecom

O Comad (Conselho Municipal sobre Drogas) de Dourados realiza nestes dias 26 e 27, o III Seminário de Conscientização do uso abusivo de Drogas com o foco nas relações intrafamiliares. A abertura será às 19h desta quarta-feira, no auditório do bloco 10, da Unigran. O credenciamento será a partir das 18h.

Aberto às famílias e a quem tenha interesse de aprender mais sobre o tema, o seminário sobre drogas tem como objetivo proporcionar conhecimento aos profissionais de Dourados que lidam, direta ou indiretamente, na abordagem com pessoas que fazem o uso abusivo e substâncias psicoativas.

Logo após a abertura, pelo presidente do Comad, Rogério Fernandes Lemes, será feita a apresentação dos conselheiros.

Às 20h, a presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, Denize Fátima Barbosa Souza e Silva, ministrará a palestra “Políticas Públicas sobre Drogas”. Em seguida será aberto para debate.

Na quinta, dia 27, o credenciamento inicia ás 7h. Antes da abertura oficial, prevista para as 8h, haverá visitas aos banners de Boas Práticas e apresentações culturais.

A programação prevê palestras e debates o dia todo. A palestra 1 abordará o tema “As Relações familiares no Território Indígena e o uso abusivo de Drogas”. Em seguida, “Olhar da Sesai – Saúde Indígena”, com a psicóloga do Polo Base Indígena de Dourados, Tanise de Oliveira Fernandes; “Olhar do Cras – Política de Assistência Social”, com a coordenadora do Cras Indígena de Dourados, Bárbara Jandaia de Brito Nicodemos; e “Olhar do MPF – Política de Segurança Pública”, com o analista em antropologia do MPF em Dourados, Waldenir Bernini Lichtenthaler. Em seguida abre-se o debate.

Às 9h40 a palestra 2, com o tema “Codependência: a Saúde Mental da Família”, com a psicóloga do CAPS AD de Dourados, Elenita Sureke Abílio. Depois o debate.

Às 10h30, será mostrado o “Mapeamento das Comunidades Terapêuticas”, com a técnica da coordenadoria de apoio e orientação às Organizações da Sociedade Civil, Viviane Maria Gonçalves, de Campo Grande.

A palestra 3 está prevista para as 13h10, com o tema “Adolescência e Drogas: prevenção ao uso” com a psicóloga e mestre em Ciência da Saúde, Rosemeire Martins.

Às 14h10, a palestra 4, sobre “Psicopatologia das dependências químicas: causas psíquicas anteriores e atuais”, com o médico psiquiatra do Hospital Universitário de Dourados José Roberto Barcos Martinez.

Às 15h30, a apresentação de Boas Práticas, da Rede de Saúde Mental; vídeos informativos; grupo de apoio.

Ainda no período de 13h às 16h acontecerão duas oficinas, simultaneamente: Oficina 1 – para Comunidades Terapêuticas e Oficina 2 – para conselheiros dos COMADs da região. O encerramento está previsto para as 17h. Os participantes receberão certificados de 12 horas.

As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas na página do blog do Comad – http://comaddourados.blogspot.com.