Prefeitura de Dourados
Secretaria de Desenvolvimento Econmico e Sustentavel de Dourados

Semsur e Imam fazem a limpeza e revitalização da feira livre e do bosque

Prefeita e secretários estiveram na manhã desta quinta nas áreas da Feira Livre e do Bosque Municipal​ – A.Frota

A Prefeitura de Dourados, por meio da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) e parceria com a Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar) e Imam (Instituto do Meio Ambiente), iniciou na manhã desta quinta-feira (11) os trabalhos de limpeza e revitalização da Feira Central Prefeito Totó Câmara e do Bosque Jornalista Cesar Cordeiro. A prefeita Délia Razuk visitou o local, vistoriou os trabalhos e determinou a estruturação do bosque para abrir visitação à população.

“A feira é um dos locais mais movimentados da cidade e estamos atentos para a melhoria destas condições aos comerciantes daqui e aos douradenses que visitam o local. Em relação ao bosque, estou vislumbrada com o potencial ecológico deste lugar. Vamos fazer um esforço bem bacana para estruturar este espaço e abrir visitação”, disse a prefeita que determinou a realização do serviço.

Na feira, equipes da Semsur fazem a roçada da grama e capinação do mato, bem como a limpeza de bueiros e dutos de escoamento da água da chuva. No bosque, são capinadas algumas ervas daninhas e feito o recolhimento de material plástico e outras sujeiras. “Com as constantes chuvas o mato cresce rápido. Mas estamos atentos e a limpeza deste local foi prontamente determinada pela prefeita nestes primeiros dias do ano. A meta é manter o espaço agradável para a população”, disse o secretário de Agricultura, Landmark Ferreira Rios.

Como ação imediata, a prefeita reuniu os representantes do Imam (responsável pelo bosque), da Semaf (responsável pela feira) e da Semsur (que faz a limpeza) para que seja feita a pista de contemplação no local e estruturadas as áreas de convivência no meio do bosque. “Este local pode servir de plataforma de ensino para alunos. Conhecer as árvores e saber mais sobre o meio ambiente. Além disso, é um excelente local para passeio com a família”, disse a prefeita.

Segundo o diretor do Imam, Fábio Luis, o bosque é um pedaço da mata atlântica, vegetação que compõe 80% da flora douradense. “Aqui há exemplares de mogno, pau-brasil, cedro e outras árvores nativas da mata atlântica. Realmente, é um local diferenciado que merece atenção”, disse.

O Bosque Jornalista César Cordeiro, localizado na área da feira livre, já possuía 112 árvores nativas de várias espécies e recebeu do Imam no final do ano passado o plantio de mais 210 mudas, incluindo árvores de Ipês que foram distribuídas ao redor de todo o bosque.

A ideia de um parque ecologicamente correto tem no projeto a previsão de construção da pista de contemplação e áreas de convívio. A prefeita determinou que fosse colocada em cada árvore uma placa com a espécie da respectiva árvore e estruturada a pista. Além de todo o trabalho, serão designados cuidadores dos locais que ficarão responsáveis pela manutenção da ordem nos espaços.

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2018