Prefeitura de Dourados
Secretaria de Sade de Dourados

Setor de Nutrição realiza ação de educação alimentar no Cras Canaã I

Roda de conversa abordou hábitos alimentares e aproveitamento de alimentos –

O grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de mulheres do Cras Canaã I participou, na semana passada, de uma roda de conversa, oficina e degustação de preparações saudáveis, coordenada pelo Setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Assistência Social e Setor de Estágio de Nutrição da Unigran.

O objetivo principal da roda de conversa, segundo a nutricionista Denize Lázari, é alertar à população quanto ao consumo exagerado de alimentos industrializados. “Em sua maioria, são nutricionalmente desbalanceados, possuem alto teor de gordura e sódio, além de terem em sua composição, corantes e aromatizantes”, relata.

Outro ponto importante abordado na oportunidade foi o aproveitamento integral dos alimentos, tema que adverte sobre o desperdício. “Por muitas vezes são jogadas fora partes de alimentos ricos em fibras e nutrientes que são importantes para a saúde. A principal dica é deixar a criatividade e imaginação aflorar na cozinha”, sugere a nutricionista.

Denize Lázari lembra que o excesso de peso acomete mais de 53% da população brasileira, “situação preocupante, pois a obesidade está associada a outras doenças como hipertensão arterial, diabetes e dislipidemias”. O aprender a comer, ou seja, a mudança de hábitos alimentares, é a melhor forma de prevenir futuras patologias.

De acordo com a profissional, ao conscientizar e ensinar a população a se alimentar de forma correta firma-se o objetivo de passar aos usuários dos Centros de Referência de Assistência Social que “a alimentação de qualidade é um direito social previsto na Constituição Federal brasileira, sendo de escolha do usuário, por muitas vezes, optar pelo alimento saudável ou não saudável”.

 

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2019