Tetila garante remédios e rotatória da Reserva

Dourados – O prefeito Laerte Tetila, que esteve nesta quinta-feira em Campo Grande, foi informado pelo secretário de Saúde do Governo do Estado, João Paulo Barcellos Esteves, que R$ 242 mil reais serão liberados nos próximos dias para a aquisição de remédios para a população de Dourados. Tetila foi a Capital do Estado para proferir palestra a convite do Sebrae, onde falou sobre o sucesso das experiências de qualificação e organização de microempresários de Dourados, em projetos que estão sendo desenvolvidos pela Prefeitura. O dinheiro é fruto de convênio firmado entre o Governo e a Prefeitura na semana passada. Do recurso, R$ 220 mil é do Governo do Estado e R$ 22 mil é contrapartida da Prefeitura de Dourados. De acordo com o secretário de Saúde, esse dinheiro é uma verba adicional aos recursos repassados periodicamente pelo Estado aos Municípios. Segundo ele, o Governo do Estado antecipou-se ao período eleitoral quando a Lei proíbe repasses de recursos entre os entes públicos. Desde o dia cinco de julho está proibida a liberação de verbas entre os Governos Federal, Estadual e Municipal.“Nós agilizamos a liberação desse recurso para fortalecer os cofres das prefeituras, porque sabemos que os municípios estão passando por dificuldades, uma vez que a verba do SUS (Sistema Único de Saúde) para as Prefeituras, repassadas pelo Governo Federal, não estão sendo suficientes para cobrir a demanda de vários municípios; o Governo do Estado percebeu isso e repassou verbas para os municípios, que são os gestores da Saúde”, explicou João Paulo. Já nos próximos dias Dourados receberá a primeira parcela de R$ 100 mil reais e, posteriormente mais três parcelas de R$ 40 mil. O prefeito Laerte Tetila comentou que “quando se tem vontade política e sensibilidade humana para colocar os interesses da saúde da população acima de interesses eleitoreiros é possível viabilizar os recursos para melhorar o atendimento de Saúde do povo de Dourados”. RotatóriaTetila também manteve reunião com o secretário de Infra-Estrutura Governo do Estado, Maurício Arruda, e foi informado que já na próxima semana será publicado o edital de licitação para a construção da rotatória de acesso à Reserva Indígena de Dourados. A construção da rotatória foi uma das solicitações feitas pelo prefeito Laerte Tetila ao Governador Zeca do PT que estão sendo atendidas pelo Governo. A previsão inicial é de que a obra possa ser iniciada em meados de agosto, deste ano. Tetila enfatizou que essa é uma obra essencial, uma vez que vai dar segurança para os indígenas que trafegam com carroças e bicicletas em grande quantidade. Ele avaliou que a medida vai “salvar muitas vidas indígenas”, porque deve diminuir sensivelmente o número de acidentes no local.

Publicado em: 11/07/2002 as 18:23 horas