A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participou do II Seminário de Experiências Inovadoras em Gestão Educacional, em Brasília (DF), nos dias 17 e 18 de dezembro, com a presença do secretário municipal de Educação, Antonio Leopoldo Van Suypene, da gestora de Educação Escolar Indígena, professora Teodora de Souza e pelo professor Reginaldo Candado (coordenador do Programa de Ações Educativas Complementares). A solenidade de entrega do Prêmio Inovação em Gestão Educacional foi realizada na manhã de 17 de dezembro e conforme a equipe organizadora do evento, foram 240 municípios inscritos, sendo que 34 passaram para a segunda etapa e, destes, apenas os dez melhores projetos foram premiados, entre eles o Programa de Ações Educativas Complementares. Esse programa abarca os projetos Kaagwy Renopuã (Florescer da Mata) desenvolvido na Escola Municipal Indígena Pai Chiquito, na aldeia do Panambizinho e Kaaguy Poty (Flor da Mata), desenvolvido na Escola Municipal Indígena Araporã, na aldeia Bororó. No período da tarde, o Programa foi apresentado à todos os municípios vencedores do prêmio, assim como para convidados e profissionais da educação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), MEC (Ministério da Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) E Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura). Após a apresentação houve um espaço para o debate das experiências apresentadas. Segundo o professor Reginaldo, a experiência desenvolvida com adolescentes de escolas municipais indígenas de Dourados despertou o interesse e a curiosidade dos presentes, resultando em várias perguntas direcionadas à equipe. A medida que as questões eram respondidas por nós, curiosidades, comentários e outras questões foram surgindo, ocorrendo momentos de trocas de experiências, contou Reginaldo. Entre as várias questões levantadas, o público queria saber mais sobre a realidade das escolas indígenas, como por exemplo, de que forma é valorizada a identidade cultural nas escolas, como são vistos as questões do trabalho infantil e a gravidez precoce entre os adolescentes e como funciona a gestão escolar. Sobre os projetos surgiram questões acerca da quantidade de escolas indígenas no município, sobre os critérios utilizados para a seleção dos adolescentes para entrar nos projetos e os recursos utilizados. A professora Teodora de Souza destacou a importância dos gestores públicos (executivo) no apoio ao atendimento adequado às populações indígenas na sua diversidade, pois fazem parte dos municípios e que atualmente a questão indígena está sendo cada vez mais discutida no âmbito nacional. De acordo com o secretário de Educação, professor Leopoldo Van Suypene, o Prêmio Inovação coloca Dourados entre os dez melhores municípios do país em Gestão Educacional, fechando com chave de ouro a gestão do prefeito Laerte Tetila. Dourados hoje é reconhecida no Brasil como referência em compromisso com a educação. É uma conquista de todos os profissionais de Educação de Dourados e dos douradenses, disse Leopoldo.