A Prefeitura de Dourados aborda a importância do lúdico nas atividades das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Ceim) por meio da 1ª Olimpíada da Educação Infantil promovida na última quinta-feira (21) e da homenagem aos pedagogos que será realiza na tarde de hoje (22), na Secretaria de Educação. Na abertura da Olimpíada, a coordenadora de Educação Infantil da Prefeitura, Silvana Barros, explicou que o evento é a conclusão das atividades realizadas desde 2005 de valorização do lúdico. Já fizemos toda a parte teórica através de palestras e oficinas, e agora trouxemos os coordenadores para a prática, por meio da recreação, que busca a integração e confraternização dos profissionais, mas principalmente quer mostrar o prazer do brincar para que os coordenadores levem essa prática para os Ceims e escolas que tem Educação Infantil, disse Silvana. Entre as 13 provas que colocaram os coordenadores em movimento estavam a corrida do ovo, caça ao tesouro, dança do bambolê, axé, alongamento e qual é a música. Como na Educação Infantil o objetivo é valorizar o desenvolvimento da criança e não a competição, no final da olimpíada às 17h, todos os educadores receberam medalhas. Tanto a olimpíada quanto a homenagem na Secretaria de Educação visam demonstrar a importância dos educadores no seu espaço de trabalho, na atuação junto às crianças. Em conversa com os coordenadores, o prefeito Laerte Tetila destacou a modernização da Educação com as salas de tecnologia que tem na internet uma ferramenta para democratização do conhecimento, auxiliando os professores na prática pedagógica. O prefeito também falou sobre a transformação das escolas em complexos culturais nos bairros, por estarem equipadas com quadras de esportes, pistas de caminhada e com os Pólos de Educação Municipal (Polém). Por meio dos Poléns, que estão em fase final de construção em seis regiões de Dourados, a escola estará melhor estruturada para atividades culturais e esportivas no contra-turno escolar num espaço com capacidade para 320 pessoas, com palco e camarins e em formato de circunferência. Além dos alunos, que serão tirados das ruas e atraídos para a escola fora do horário de aula, a comunidade do bairro será beneficiada com essa estrutura e terá mais essa obra para concorrer com a marginária por meio do mundo das artes, da literatura, da música e dos esportes, destacou Tetila. Foto: Valmir Leite/AgCom