Na semana passada, durante a 3ª Conferência Municipal de Educação que aconteceu em Chapecó (SC); INSERT INTO nw_noticias (not_id, not_edicao, not_hora, not_ativacao, not_tipo, not_titulo, not_titulo_destaque, not_legenda, not_legenda2, not_corpo, not_texto_destaque, not_fonte, not_usuario, not_chapeu, not_subtitulo, not_credito, procura, dest_sec) VALUES a equipe pedagógica da secretaria municipal de Educação da Prefeitura de Dourados (SEMED) e professores da Rede Municipal de Ensino se reuniram com o Ministro da Educação, Cristóvam Buarque, um dos destaques do evento. O ministro foi convidado pela superintendente de Educação do município, professora Raquel Alves de Carvalho, para participar do II Seminário de Educação, que será realizado de 07 a 10 de outubro. A educação do município, pelos seus índices e pela qualidade de ensino, é tida como referência nacional e internacional, caracterizando-a como cidade educadora. Durante a sua participação na Conferência, o ministro reforçou o compromisso do Governo Federal com a com a construção de uma escola pública gratuita e de qualidade. Para tanto, destacou a importância da valorização dos profissionais da educação e a necessidade de criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB); INSERT INTO nw_noticias (not_id, not_edicao, not_hora, not_ativacao, not_tipo, not_titulo, not_titulo_destaque, not_legenda, not_legenda2, not_corpo, not_texto_destaque, not_fonte, not_usuario, not_chapeu, not_subtitulo, not_credito, procura, dest_sec) VALUES como forma de garantir recursos para a Educação Infantil, a Educação de Jovens e Adultos e o Ensino Médio. Além disso, destacou a necessidade da sociedade brasileira se engajar na luta pelo fim do analfabetismo como forma de resgatar uma dívida social que envergonha a nação. A 3ª Conferência Municipal de Educação serviu como referência nacional no debate sobre a viabilidade e possibilidades da implantação da educação popular na escola pública formal, aprofundando o debate sobre a relação entre a escola, os movimentos sociais e a construção de uma nova sociedade. Para os conferencistas e participantes ficou evidente que a educação é um elemento fundamental no processo de transformação da sociedade, reforçando a visão de Paulo Freire de que a educação sozinha não transforma o mundo, mas de que o mundo não se transforma sem a educação. Isso coloca-nos o desafio de pensar e refletir sobre a função social da educação numa sociedade marcada, cada vez mais, pelo aumento da violência, da desigualdade e da exclusão social. A conferência foi extremamente importante para reforçar o compromisso da equipe pedagógica da Semed e professores da REME com a continuidade do Movimento Constituinte Escolar e com o Processo de Reorientação Curricular, pois as reflexões durante a conferência fortaleceram a convicção de que não será possível construir uma educação pública com qualidade social sem um processo permanente de formação e reflexão sobre a prática. Ou seja, somente no diálogo, na reflexão e problematização permanente sobre as práticas, seus limites e possibilidades, que os educadores serão capazes construir uma nova prática e, portanto, uma nova escola.