Mudar a idéia de que aquele que é atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é maltratado. Este é o objetivo da diretoria do Hospital Universitário com o Projeto Acolhimento, que tem como lema HU pra você e por você. O projeto está sendo implementado há 15 dias e mostra que o atendimento baseado em educação, orientação e sorriso, fazem a diferença. A idéia de desenvolver um projeto de acolhimento surgiu quando uma equipe do Hospital Universitário resolveu fazer uma pesquisa com alguns dos pacientes que chegam cedo para atendimento ambulatorial. Constatamos que o principal receio do paciente é ser mal atendido, afirma a psicóloga de Recursos Humanos do HU e responsável pela pesquisa, Elenita Sureke. Segundo Elenita, muitas pessoas vem de longe, pegam ônibus sem se alimentar e às vezes chega muito cedo para a consulta médica, o que resulta em cerca de quatro horas de espera. Um paciente que além da doente ainda tem estes agravantes merece ser bem atendido e bem orientado, afirma a psicóloga ressaltando que existe uma equipe, além daquela da recepção para orientar como cada paciente deve fazer para encontrar o médico que precisa e todas as demais orientações de como é o retorno ou a procura por exames. Mudança – Além da equipe de recepção temos profissionais da assistência social e geralmente, acompanham o paciente até o local indicado, explica a coordenadora de recepção, Lúcia da Silva. Percebemos também que mesmo com muitas placas indicativas por todo o hospital, muitas pessoas não prestam atenção e outras se quer podem ler, lembra a diretora Administrativa do HU, Dinaci Ranzi. Queremos quebrar essa barreira de que o atendimento do SUS é ruim. E acreditamos que isso seja possível desde que tenhamos boa vontade, salienta Ranzi. Para humanizar o atendimento aos pacientes que procuram o HU, os 11 recepcionistas têm reuniões semanais para fazerem uma alto-avaliação. É um programa de desenvolvimento de técnicas. Durante as reuniões eles colocam os problemas que encontraram no atendimento e concluímos, em equipe, qual a melhor forma de se trabalhar, comenta a coordenadora Lúcia. foto Valmir LeitelegendaFuncionárias com camisetas personalizadas; preocupação com o atendimento