A inclusão dos alunos portadores de deficiência em Dourados no ensino regular, é um dos trabalhados que foram destaques da Secretaria Municipal de Educação (Semed) este ano. De acordo com pais e professores, o município tem cumprido com as normas da Constituição Federal (CF) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que garantem um atendimento igualitário, respeitando as diferenças, por meio da Política da Educação Especial. Esta norma que visa á inclusão dos deficientes nas salas de aula do ensino regular vem sendo adotada há algum tempo em Dourados. Hoje, segundo a coordenação de Educação Especial da Semed, já existem 260 alunos portadores de deficiência frequentando as salas do ensino regular, sendo que boa parte destas escolas, passou por todo um processo de adaptação na estrutura física e seus profissionais receberam capacitação para atuar com estes estudantes. De acordo com a coordenadora de Educação Especial do município, Elza Correa Pedrozo, a administração municipal tem dado uma atenção especial na adoção de medidas que complementem a política de inclusão dos portadores de deficiência nas salas do ensino regular. Através dessa política de ensino, nós profissionais da educação que lidamos com os portadores de deficiência, temos tido uma ótima aceitação de toda a comunidade escolar que considera o projeto uma revolução no ensino do município, destacou. Para que esse trabalho fosse desenvolvido no município, foram disponibilizados professores de apoio educacional especializado que atuam em auxílio ao professor regente. Dentro deste projeto, a Secretaria de Educação de Dourados, realizou com os pais destes alunos uma reunião de avaliação das atividades deste ano no município. A avaliação foi feita pelas profissionais em Educação Especial, Terezinha Piva Espósito e Roseli Hall, que acompanharam os familiares dos alunos deficientes nas escolas onde estudam. Mãe de um dos atendidos por este projeto, Sandra Regina, analisou de forma positiva os trabalhos desenvolvidos até agora pelo Núcleo de Educação Especial. Estas reuniões são muito importantes, na minha opinião deveriam acontecer com mais freqüência. Meu filho estudava em uma escola particular, mas agora no ensino municipal tem recebido uma maior atenção. Esse projeto tem que ter continuidade para incluir cada dia mais portadores de deficiência no ensino regular,afirmou. Os diretores das instituições da Rede Municipal de Ensino(Reme) que já adotam o projeto da Política de Inclusão da Pessoa Portadora de Deficiência Física na educação regular, declararam como essencial esta metodologia no desenvolvimento destes alunos.