A Prefeitura de Dourados, por intermédio das secretarias de Assistência Social e Economia Solidária e de Educação, é uma das instituições apoiadoras do 1º Fórum de Educação Especial que será realizado no dia 5 de novembro, no auditório da Associação Comercial e Industrial (Acid). O objetivo principal é subsidiar os professores a respeito das características das deficiências e propiciar suporte para o desenvolvimento biopsicossocial dos portadores de necessidades especiais. A promoção é da Unidade de Apoio à Inclusão do Portador de Necessidades Especiais e Associação dos Psicólogos e Região. Será formado, durante o evento, uma mesa redonda abordando o tema da inclusão dos portadores de necessidades especiais no ensino e no mercado de trabalho. Serão discutidos temas como a Homeopatia no Desenvolvimento Biopsicossocial, Dislexia, Distúrbios de Conduta e Síndrome do Déficit de Atenção. A psicóloga Raquel Abrão, disse que o prefeito Laerte Tetila deverá fazer a abertura do evento, oportunidade em que deve se apresentar o coral do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Cejad). A Unidade de Apoio funciona em uma das salas da Escola Armando da Silva Carmelo, mas existem espaços para portadores de deficiência visual e uma outra para deficientes auditivos na Escola Abigail Borralho. A Unidade atende estudantes e pessoas da comunidade, normalmente na faixa etária de 0 a 14 anos. Raquel disse que existem vários casos de crianças reabilitadas que continuaram seus estudos e hoje freqüentam o Ensino Médio e o Superior. Ao todo, são atendidas em torno de 250 portadores de deficiência. A inclusão dessas pessoas no processo educacional é um direito garantido na Constituição. As inscrições poderão ser feitas no local do evento, a partir das 7h30, a R$ 5. É direcionado para professores, empresários e acadêmicos e deve, segundo a psicóloga, reunir um público de aproximadamente 100 pessoas. O fórum prossegue durante todo o dia. O evento ainda tem o apoio da Acid, o patrocínio da Farmaphórmulas e organização da Dauber Produção e Eventos.