A Prefeitura Municipal de Dourados, através do Centro de Capacitação Municipal (CCM); INSERT INTO nw_noticias (not_id, not_edicao, not_hora, not_ativacao, not_tipo, not_titulo, not_titulo_destaque, not_legenda, not_legenda2, not_corpo, not_texto_destaque, not_fonte, not_usuario, not_chapeu, not_subtitulo, not_credito, procura, dest_sec) VALUES está promovendo o quinto curso de Atendimento ao Público, que teve início no dia 17/11/2003, com meta para treinar em serviço todos os servidores dos Postos de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde Pública. A parceria para a realização do treinamento foi realizada com Secretaria Municipal de Administração que objetiva aperfeiçoar cada vez mais o trabalho desenvolvido pelo servidor, resgatando sua dignidade pela valorização profissional. O Centro de Capacitação Municipal recebeu a inscrição de 66 servidores dos Postos de Saúde interessados em participarem do curso de aperfeiçoamento profissional, que foram distribuídos em duas turmas, uma no período matutino e outra no vespertino. O objetivo principal do curso é personalizar o atendimento, para que a população receba serviços de qualidade, e ainda, envolver o servidor num trabalho em equipe. Os participantes envolvidos no Curso de Atendimento ao público são os recepcionistas, os auxiliares de enfermagem e os agentes de saúde que mantêm contato direto com a população. Na semana anterior, do dia 10 a 13 de novembro de 2003, a Coordenadora Geral de DRH, Lucimar Cursino da Silva, ministrou no CCM o Curso de Liderança e Administração de Conflitos, destinado exclusivamente para capacitar os Coordenadores e Enfermeiros dos Posto de Saúde, para implementar uma política de desenvolvimento do espírito de equipe e otimizar a produtividade do trabalho dos Programas de Saúde. Os conteúdos oferecidos nos cursos de capacitação são direcionados para que o servidor compreenda a importância de sua atuação no universo do trabalho, entendendo que para obter realização pessoal e profissional ele precisa buscar continuo aperfeiçoamento, repensando a execução de suas tarefas e automotivando-se, para que, assim, possa elevar sua auto-estima e ganhar qualidade de vida. Assim, ao entender as esferas da vida profissional possam desempenhar melhor as suas funções. A coordenadora Lucimar Cursino destaca que o trabalho produz sensivelmente, quando as pessoas são envolvidas, sintonizadas num trabalho em equipe, porque todos precisam uns dos outros, isso é relacionamento, é entender a individualidade de cada um e ajudar naquilo que for necessário. O curso de Atendimento ao Público é interativo, pois os servidores participam sugerindo ou informando sobre os problemas que enfrentam no seu local trabalho, e com as dinâmicas de grupo que são aplicadas durante as etapas do conteúdo programático, passam a entender melhor a participação de cada membro no grupo, respeitando a rotina das tarefas pré-estabelecidas que necessita da colaboração de cada um para o êxito e conclusão do trabalho proposto. O servidor está conseguindo perceber o que interfere na qualidade do atendimento, identifica qual é o perfil ideal das relações públicas (atendente e/ou recepcionista); INSERT INTO nw_noticias (not_id, not_edicao, not_hora, not_ativacao, not_tipo, not_titulo, not_titulo_destaque, not_legenda, not_legenda2, not_corpo, not_texto_destaque, not_fonte, not_usuario, not_chapeu, not_subtitulo, not_credito, procura, dest_sec) VALUES analisa os problemas que ocorre na comunicação interna e externa e reconhece a importância do bom convívio e de relações saudáveis no ambiente de trabalho com controle emocional, sem contar que acreditam ser vital o trabalho em equipe/time. A servidora Antonia Idalina Ferruzzi acha essencial esse espaço para a capacitação em serviço, pois ajuda a melhorar o desempenho profissional.