A direção do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) inovou o sistema de informações de empresas que possuem registro de reclamações, para facilitar o atendimento á população. Com a informatização de todo o cadastro de dados, o órgão disponibiliza através do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SINDEC), informações a respeito dos empreendimentos comerciais que mais são citados em denúncias formalizadas junto ao PROCON. De acordo com o diretor executivo do órgão em Dourados, Rozemar Mattos Souza, com os sistemas interligados, os processos são agilizados de forma mais ágil e no caso de acordo entre as partes, a negociação também leva menos tempo para ser solucionada. Esta modernização tem melhorado muito a atuação do PROCON no município, além de informar ainda a população a respeito do atendimento prestado por várias empresas em todo país e isso inclui, disponibilidade de produtos e valores de mercado, já que no site são divulgadas também pesquisas de preços, frisou Rozemar. O diretor do órgão informou que qualquer pessoa pode ter acesso a estes dados através do site do PROCON, ou ainda registrar suas reclamações pelo endereço eletrônico do órgão,procon_dourados@hotmail.com. Outra opção para garantir o direito ao cliente de reclamar sobre um determinado serviço, ou qualidade do produto, entre outras situações que ferem o Código de Defesa do Consumidor, pode ser através do telefone de denúncia do órgão em Dourados, o 151. A modernização do sistema é uma das várias mudanças que foram feitas para garantir maior agilidade no atendimento, outra medida foi á entrega do prédio próprio. Com recursos do município, o PROCON agora tem estrutura e condições de ampliar a sua atuação, já que não é preciso mais arcar com o gasto mensal de aluguel, como bem destacou o diretor do órgão. O PROCON funciona agora na Rua Joaquim Teixeira Alves, 772, na área central de Dourados. Rozemar destacou que o órgão está equipado, informatizado e com uma equipe de fiscais para registrar e dar encaminhamento as denúncias que são registradas diariamente. Ele disse também que foi feita a readequação do horário de funcionamento, que agora coincide com o expediente de órgãos públicos como a prefeitura e da Câmara de Vereadores, das 7h às 11h e das 13h às 17h. ReclamaçãoO diretor executivo do PROCON disse que os investimentos em modernização e estruturação têm surtido efeito. Ele fez um comparativo que comprova estes resultados, nos seis primeiros meses de 2008, foram registradas 1758 reclamações e agora neste mesmo período, o número já chega a 2190 denúncias formalizadas. Mesmo com esses registros, só no primeiro semestre do ano o índice de soluções aumentou para 80% dos casos. Isso tem contribuído para uma maior satisfação da população que faz valer os seus direitos, registrando suas denúncias junto ao órgão, afirmou. O Procon passou a ser vinculado em março deste ano á Procuradoria Geral do Município (PGM), o que conforme a direção do órgão facilitou a solução dos processos jurídicos. Além da agilidade, houve ainda a diminuição da demanda de processos encaminhados ao Poder Judiciário.Hoje atuamos com três advogados e já atendemos uma demanda de 882 audiências somente nestes seis primeiros meses do ano, acrescentou. O Procon esta com a sede na Rua Joaquim Teixeira Alves, 772. O local fica ao lado da Gráfica Roma e fundos com a Igreja São José.