O Programa de Ações Educativas Complementares da Secretaria Municipal de Educação de Dourados, que abrange os projetos Ka`agwy Renopuã (Florescer da Mata) e Kaaguy Poty (Flor da Mata), receberá, em Brasília, nos dias 17 e 18 de dezembro, o Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2008, concedido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério de Educação- INEP/MEC. O secretário municipal de Educação, professor Antonio Leopoldo Van Suypenne, anunciou a premiação durante a entrega da revitalização a Escola Municipal Etalívio Penzo, no Parque das Nações II. De acordo com Leopoldo, no mês de setembro o Programa de Ações Educativas Complementares já estava selecionado entre os 35 melhores projetos do país e agora no início de dezembro veio a confirmação da colocação de Dourados entre os 10 melhores do Brasil. O Programa funciona em parceria com as secretarias municipais de Agricultura Familiar, Assistência Social e Economia Solidária e ainda a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Energias do Brasil (Enersul) e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Os projetos já beneficiaram vários adolescentes, entre 12 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, selecionados pelas escolas municipais indígenas. Os adolescentes já desenvolveram várias atividades como a roça escolar, viveiro de mudas, piscicultura, horta, culinária, informática, esporte e atividades sócio-educativas. Essas ações são um laboratório a céu aberto onde os adolescentes obtêm importantes informações sobre educação ambiental, manejo e cultivo de plantas. Além disso proporcionam a quem visita o projeto a oportunidade conhecer as espécies de árvores nativas e frutíferas e também um pouco mais da realidade dos adolescentes indígenas do nosso município. Mais do que realizar atividades de produção de mudas no pomar, na horta escolar e no viveiro, os adolescentes fazem também o replantio dessas mudas nas nascentes e nas margens dos córregos recuperando as matas ciliares, resultando no reflorestamento de áreas significativas das terras indígenas de Dourados. Aproximadamente 200 alunos já atuaram nos projetos no contra-turno escolar, permanecendo na escola em período integral. Até o final do ano de 2007 os alunos recebiam uma bolsa-auxílio dos programas PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e Agente Jovem, do Governo Federal. Em 2008 o programa Agente Jovem foi substituído pelo Pró-jovem adolescente, cujos critérios dificultaram a inclusão dos adolescentes nos termos do Programa. Segundo a professora Teodora de Souza, gestora de Processos em Educação Escolar Indígena da Secretaria Municipal de Educação, torna-se difícil o desenvolvimento de projetos articulados com programas do Governo Federal por não existir um programa específico e diferenciado para atender as necessidades dos adolescentes e jovens indígenas. Devido a estas questões, o Programa, que começou em julho de 2005, atualmente encontra dificuldades para continuar. Por isso, o coordenador geral do programa, professor Reginaldo Candado, destaca a relevância do Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2008, pois além do reconhecimento nacional e do intercâmbio com outros projetos do país, a premiação é de suma importância e trará uma grande motivação para continuar as atividades nos dois projetos. Até então, a coordenação geral do Programa esteve centralizada na Secretaria Municipal de Educação, porém as escolas receberam orientações sobre como continuar gerenciando as atividades, o que deverá acontecer a partir do próximo ano de 2009. Reconhecimento internacionalO Programa de Ações Educativas Complementares está cadastrado no projeto Dourados Cidade Educadora, bem como na Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE). Em abril desse ano foi apresentado a uma platéia de líderes de vários países no X Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em São Paulo/SP e serviu de exemplo para o mundo.