Agehab busca parcerias em Brasília para novas construções

Carlos Pimentel, diretor da Agehab, durante entrega de escrituras definitivas a moradores de loteamentos sociais, no dia 22 – Marcos Pierry

O advogado Carlos Augusto de Melo Pimentel, diretor-presidente da Agehab (Agência municipal de Habitação e Interesse Social) vai cumprir agenda na primeira quinzena de abril em Brasília, em busca de novas parcerias com o Governo Federal para atendimento às demandas de Dourados nessa área. Uma das novidades será a adesão do Município à ABC (Associação Brasileira das Cohabs), que reúne cooperativas habitacionais de todo o País.

No período de 9 a 12 do mês que vem, o presidente da Agehab tem compromissos agendados na coordenação nacional do PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural) da Caixa Econômica Federal, na Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) e com a ministra Tereza Cristina, no Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). “Vamos em busca de parcerias para levar mais unidades e também criar canais de fomento para reformas em construções rurais”, disse Pimentel.

No dia 11 deste mês a Prefeitura de Dourados entregou 11 casas do PNHR construídas por meio de parcerias com entidades organizadoras, no caso a Copaf (Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar) e a Semaf (Secretaria municipal de Agricultura Familiar). “Esse sistema de construção compartilhada, onde o Município viabiliza os recursos no âmbito do Estado e da União e o morador participa do mutirão de mão-de-obra tem produzido bons resultados”, destaca o presidente da Agência de Habitação.

MAIS UNIDADES

Carlos Augusto Pimentel confirmou, ainda, a vinda da equipe da Agência estadual de Habitação a Dourados, nos dias 15 e 16 do mês que vem, para o mapeamento de novas casas e lotes que serão regularizados e o anúncio da implantação de um projeto habitacional que prevê a construção de 350 unidades no Município.

Desde que a prefeita Délia Razuk assumiu, cerca de 670 imóveis já foram regularizados em Dourados, e outros 166 estão em processo de finalização, disse o diretor da Agência de Habitação. No final de semana passado, 119 escrituras definitivas foram entregues aos moradores de loteamentos sociais implantados nos bairros Vila Cachoeirinha, Ypê Roxo, Brasil 500 e Canaã VI, na região oeste da cidade.

A Agência de Habitação do Município também está vistoriando áreas próprias para implantação de unidades do programa Lote Humanizado às famílias que ainda não possuem um imóvel, através de parcerias pelo sistema compartilhado de construção. A Prefeitura vai fornecer o lote e o apoio técnico de profissionais qualificados e os assentados vão participar com a contrapartida, em forma de mão-de-obra supervisionada. Iniciativa nesse sentido já vai beneficiar aproximadamente 50 famílias do assentamento Ouro Fino na região das sitiocas Campina Verde.

Publicado em: 27/03/2019 as 12:08 horas
Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2020