Prefeitura de Dourados
Secretaria de Sade de Dourados

Comad define programação da Semana Nacional de Enfrentamento às Drogas

Reunião que discutiu a programação, no ano passado – (Arquivo/Comad)

O Comad (Conselho Municipal sobre Drogas) está organizando, por meio da comissão de projeto, programação on-line durante a Semana Nacional de Enfrentamento às Drogas.

Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus e em atenção às orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde), não será realizado o Seminário de Conscientização e Sensibilização do uso abusivo de drogas na modalidade presencial.

De forma a adaptar-se ao atual contexto, o Webinar do Comad incluirá bate-papo com profissionais diretamente ligados à temática e que atendem a usuários de substâncias psicoativas e também aos seus familiares.

Entre os temas tratados há a prevenção ao consumo abusivo de drogas, além das ações do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas durante essa pandemia, a atuação do SUAS na prevenção e tratamento da adição e a rede de atendimento disponível para dependentes químicos.

O presidente do Comad, Elvio Bogarim, relata que as atividades do Webinar ocorrerão sempre às 18h, a partir deste dia 17 de junho, sendo transmitido pelo Facebook do projeto Tekoha Marane’y; no dia 23, pelo canal do Youtube CTNovoolhar e, no dia 24, pelo Youtube, canal do Comad-Dourados. As atividades são uma iniciativa do Comad e contam com o apoio de parceiros e apoiadores.

O projeto Tekoha Marane’y, que significa Aldeia Sem Males, ação voltada à prevenção de uso abusivo de drogas nas escolas indígenas de Dourados, desenvolvida desde 2018 pela Missão Evangélica Caiuá, Associação Beneficente Salvare, Universidade Federal da Grande Dourados e Núcleo de Educação Escolar Indígena da Semed (Secretaria Municipal de Educação).

A Comunidade Terapêutica Novo Olhar é uma instituição sem fins lucrativos, que há 11 anos atua em Dourados no tratamento de pessoas dependentes químicos, e desenvolve trabalhos com familiares codependentes. A comunidade inaugurou seu canal do Youtube, onde presta um novo serviço a sociedade trazendo semanalmente informações sobre prevenção, tratamento e reinserção social na construção de novos projetos de vida.

Mais informações sobre as atividades podem ser encontradas no blog do Comad, no endereço: www.comaddourados.blogspot.com.br e no e-mail comaddourados@gmail.com

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2020