Equipe da UBS do Jardim Maracanã faz parto de urgência

Equipe da UBS do Maracanã atendeu paciente do Jardim Carisma em trabalho de parto e auxiliou Guilherme a vir ao mundo

Ação rápida e profissional da equipe da Unidade Básica do Jardim Maracanã foi fundamental para o nascimento saudável de Guilherme da Silva Reis. O parto de urgência ocorreu no posto, nesta quarta-feira (10), quando a mãe, Adriana da Silva Reis, chegou ao local já com contrações e sem tempo hábil para ser encaminhada ao Hospital Universitário.

Adriana é moradora no Jardim Carisma. Ao sentir dores ela havia acionado um motorista de aplicativo para se deslocar até o HU. Durante o percurso, acompanhada do esposo Fernando Marcelino da Silva, notou que as contrações aumentavam e o motorista optou por encaminhá-la ao atendimento de saúde mais próximo, que foi a UBS Jardim Maracanã.

Quando a mulher chegou ao local, por volta das 9h30, já em avançado trabalho de parto, a equipe se mobilizou a atendê-la, priorizando a saúde da mãe e do filho. Pouco mais das 10h, Guilherme veio ao mundo.

“Médico e equipe de enfermagem notaram a necessidade de atendimento imediato e se uniram para o parto natural ocorrer com sucesso. Foi emocionante e uma agradável surpresa a todos, atender a um caso que não é da nossa alçada, no entanto, o zelo pela vida é maior e foi lindo ver que tudo ocorreu bem”, destacou Letícia Lopes dos Santos, coordenadora da UBS Jardim Maracanã.

Todo o processo foi acompanhado e realizado pelo médico Lucas Fagundes, enfermeiro Leandro Ikeda, enfermeira Karina Macário, auxiliar de enfermagem Karine Santos Marton e a também auxiliar de enfermagem Antônia Cláudia.

Após o nascimento, uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionada e a mãe e o recém-nascido foram encaminhados ao Hospital Universitário para receberem os devidos atendimentos de saúde, na unidade especializada em maternidade.

 

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2019