Uma das ações da Semana Nacional do Trânsito realizada em Dourados é divulgar a proposta da instalação de parklet na cidade. Foto: A. Frota
Uma das ações da Semana Nacional do Trânsito realizada em Dourados é divulgar a proposta da instalação de parklet na cidade. Nesta quinta-feira, quando comemorado o Dia Mundial sem carro, foi instalado um parklet em duas vagas de estacionamento na área central, na Avenida Marcelino Pires, em frente à Praça Antônio João, das 10h às 17h.
O projeto é uma parceria entre Agetran (Agência Municipal de Trânsito de Dourados), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), um grupo de especialistas em urbanismo (Lab. Urb) e a empresa Eleita Móveis Planejados.
A iniciativa faz parte dos eventos da Semana Nacional de Trânsito, tendo em vista que o Dia Mundial sem Carro, tem como objetivo fazer com que as pessoas reflitam sobre os problemas causados pelos automóveis e incentivar formas de transporte alternativo, como o uso da bicicleta e o transporte público.
O Parklet surgiu no ano de 2010 na cidade de São Francisco, na Califórnia, inspirado na ideia de ampliar os espaços da cidade destinados às pessoas. É uma extensão temporária da calçada, que ocupa o espaço destinado ao estacionamento de dois veículos, proporcionando um espaço de convívio para pedestres.
Para a gestora de Educação e Segurança de Trânsito, do Detran, Danielle Sena Bertolazo, a iniciativa representa uma mudança positiva para a cidade. “Desenvolvendo iniciativas como esta, mostramos que o Detran pode contribuir para a reflexão de um trânsito mais consciente, com melhoria na saúde e na qualidade de vida dos douradenses”, disse.
O próximo passo após a instalação do 1º Parklet de Dourados é tornar esse movimento um Projeto de Lei. Para os arquitetos do Lab. Urb, a implantação representa dois ganhos importantes para a comunidade.
Além da iniciativa do parklet paralelamente é realizada campanha educativa no local, com a distribuição de folhetos educativos. Às 16h, acontece blitz educativa com os motoristas na BR-163, no Posto da PRF, uma parceria entre a PRF e CCR Via/MS.
PROGRAMAÇÃO
Na sexta-feira, 23, serão realizadas ações educativas com crianças, adolescentes e pedestres, na Praça Antônio João, das 9h às 17h, com o tema: “Caminho da Educação e Caminho sem lei”.
Sábado, 24, às 15h, será realizado passeio ciclístico com um percurso de 7,2 quilômetros. O ponto de encontro será na Praça Antônio João e segue até a Rua Coronel Ponciano, retornando pela Avenida Marcelino Pires passando pela Rua Presidente Vargas, com a chegada na Praça.
Domingo será promovida a corrida, a partir das 8h. Um dos percursos será de cinco quilômetros e outro de dez. O ponto de encontro na Praça Antônio João. Percurso de cinco quilômetros será até a Rua Coronel Ponciano, voltando pela Marcelino Pires, com a chegada na Presidente Vargas. O de dez quilômetros retorna pela Marcelino Pires, até a Rua Azziz Rasllen e retorna a Praça Antônio João. Todas as modalidades terão premiações.