Prefeitura de Dourados é parceira em ação do Rotary Caiuás

Plantio de mudas no interior do Parque Arnulpho Fioravante celebra os 40 anos do Rotary Dourados Caiuás

Uma ação que deve se repetir no decorrer do ano e em anos vindouros, além de celebrar aniversário de fundação do Rotary Clube Dourados Caiuás vai contribuir sobremaneira na arborização urbana de Dourados e em consequência com a preservação do meio ambiente.

 

Nesta segunda-feira (29), integrantes do clube de serviços fizeram o plantio de 40 mudas de espécies nativas e exóticas no Parque Ambiental Arnulpho Fioravante, na área próxima à esquina das ruas Santos Dumont e Joaquim Teixeira Alves, atrás do shopping Avenida Center.

A ação comemora os 40 anos de fundação do Rotary Caiuás, celebrado nesta terça, 30 de junho, e contou com a parceira da Prefeitura, por meio do departamento de arborização urbana do Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados) e da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar.

 

A bióloga do Imam, Nayara Carvalho, explica que após vistoria na área do Parque, a pedido do Rotary Caiuás, o Departamento de Educação Ambiental elaborou recomendação técnica “para a arborização da área, visando á melhoria do ambiente e beleza cênica local”.

Foram recomendadas o plantio das espécies pitanga, ameixa, ipê rosa, jatobá, ingá, jacarandá, monguba e jamelão.

 

Todas as mudas estão identificadas com placas contendo, inclusive, código de barra bidimensional QR Code, por meio do qual as pessoas, utilizando o telefone celular, poderão ter acesso às informações sobre a planta.

O comerciante Fabrício Becker, presidente que encerra o mandato nesta terça (30), disse que a iniciativa trata-se de um projeto elaborado com o intuito de celebrar o aniversário de fundação do Rotary Caiuás e que a ação deverá se repetir todos os anos. “Com isso vamos arborizar ainda mais a nossa cidade e incentivar outros cidadãos a adquirirem consciência quanto à necessidade da preservação ambiental”, diz Fabrício.

 

O rotariano fez questão de destacar o apoio do Imam e da Semaf, e também da empresa Madeireira Sucupira, que fez a doação de estacas de proteção em telas para proteger as mudas de possíveis ataques de capivaras, que existem em grande quantidade na área do parque.

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2020