Prefeitura de Dourados
Departamento de Turismo - Secretaria de Desenvolvimento Econmico e Sustentavel de Dourados

Turista – O Que Visitar

Card image cap

Artesanato da Vila São Pedro

Concentrados em vários pontos da BR 163, apresenta artesanato de diversos tipos, produzidos com diferentes materiais, principalmente a madeira da qual estão sendo produzidos móveis e utilitários domésticos com traços da cultura sul-mato-grossense.
Localização: distante 15 km de Dourados (BR 163, Vila São Pedro).
Horário de visitação: livre.

Card image cap

Catedral Imaculada Conceição

A construção da primeira capela de Dourados teve início em junho de 1925 e foi concluída em 8 de dezembro do mesmo ano. Foi inaugurada com uma procissão que levou a imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição para a capela. A imagem foi doada pelo Major Afonso de Oliveira Mello, trazida da França.
A paróquia da Imaculada Conceição foi fundada no dia 03 de outubro de 1935, pelo bispo de Corumbá, Dom Vicente B. Maria Priante.
Localização: Praça Antônio João.
Horário de visitação: 08h às 18h.

Card image cap

Cruzeiro e Museu da Colônia Agrícola Nacional de Dourados – CAND “Acylino Borba”

Tombado como patrimônio histórico em 1987, o “Cruzeiro” é o marco da colonização do Núcleo Colonial de Dourados.
Junto a esse espaço está o Museu da Colônia Agrícola, inaugurado em 2016, onde reúne acervos que relatam parte da história do município durante a implantação da CAND, o local também conta com a loja de artesanato e lanchonete.
Localização: Rod. MS 276, entre os Distritos de Vila São Pedro e Indápolis.
Horário de visitação: segunda a sexta das 07h às 18h.

Card image cap

Galpão das Artes Guaicurus

Criado em 2014, é um espaço onde é possível encontrar diferentes peças artesanais à base de argila, madeira, MDF e ferro.
No galpão trabalha uma família de artesãos entre eles, o artesão renomado Mestre Cilso e o artista plástico Marlon Beraldo.
Localização: avenida Presidente Vargas, 2780.
Horário de visitação: segunda a sábado das 07h às 18 h.

Card image cap

Monumento ao colono

Uma homenagem à Colônia Agrícola Nacional de Dourados (CAND) responsável pelo desenvolvimento da cidade nas décadas de 50 e 60. Foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal pela lei nº 4.183, de 24 de maio de 2018.
As mãos saindo da terra em direção ao céu simbolizam a força do trabalhador rural, e as pequenas esferas em sua volta lembram as localidades que surgiram com a expansão da colônia. O desenvolvimento e o progresso que se registra hoje em Dourados se devem àquele fenômeno ocupacional da colônia agrícola.
Localização: avenida Marcelino Pires.
Horário de visitação: livre.

Card image cap

Museu Histórico e Cultural de Dourados

O Museu Histórico de Dourados foi criado pelo Decreto nº 102, de 19 de dezembro de 1977, com a finalidade de promover a preservação e a valorização do patrimônio histórico do município.
O acervo do museu conta, atualmente com aproximadamente 5.000 peças catalogadas.
Localização: Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares, avenida Marcelino Pires.
Horário de visitação: 07h30min até às 13h30min.

Card image cap

Parque Antenor Martins

Inaugurado em 1985, o parque foi criado para suprir uma das grandes deficiências da cidade na época, a falta de áreas públicas para o lazer e também se originou pela necessidade de solucionar problemas ambientais, agravados pela urbanização.
O parque tem servido como sede de eventos esportivos e culturais, mostrando-se apto a oferecer uma estrutura de lazer para famílias, estudantes e a comunidade.
Localização: rua José Roberto Teixeira com a rua 21, no Jardim Flórida.
Horário de visitação: 08h às 21 h.

Card image cap

Parque dos Ipês

Com o colorido dos Ipês, a paisagem permite um encontro com a beleza e com a vida saudável. É um ótimo lugar para caminhadas, possuindo pista de caminhada, quadra de peteca, vôlei de areia, basquete, futsal e playground.
O Parque abriga ainda o Teatro Municipal, a sede da Academia Douradense de Letras e a Secretaria de Cultura do município.
Localização: avenida Presidente Vargas, saída para Itaporã.
Horário de visitação: 6h às 21h.

Card image cap

Parque Ambiental Primo Fioravante (Parque Rego D’ Água)

O parque é um dos maiores complexos ambientais do interior do Estado e um monumento à ecologia e a preservação da natureza.
O parque conta com um amplo portal de entrada, uma pista de caminhada de 2 km, quadra poliesportiva, pista de skate, espaço para lanchonete, sanitários, playground, campo de futebol, deck, vestiário, quadra de areia e uma área de administração.
Atualmente passou a ser um local de descanso e de lazer a população.
Localização: Jardim Água Boa.
Horário de visitação: 07h às 22h.

Card image cap

Praça Antonio João

O parque é um dos maiores complexos ambientais do interior do Estado e um monumento à ecologia e a preservação da natureza.
A Praça Antônio João Ribeiro, no início era um campo de futebol, onde aos domingos se tornava palco de jogos concorridos. Foi também o local onde começou a se formar o núcleo urbano de Dourados. Este nome foi dado à praça em forma de homenagear Antônio João Ribeiro, herói nacional na Guerra do Paraguai. É hoje local de encontro e descanso da população.
Localização: centro.
Horário de visitação: livre.

Card image cap

Praça de Imigração Japonesa

Com elementos fortes da cultura oriental, símbolos e esculturas, a rua Toshinobu Katayama é um pedaço do Japão no centro de Dourados. A praça foi inaugurada em junho de 2008, mês da chegada dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil, há cem anos. E resgata a arquitetura japonesa e as plantas que ornamentam o espaço dão um “ar” oriental ao “pedaço”.
Localização: rua Toshinobu Katayama esquina com Weimar Gonçalves Torres.
Horário de visitação: livre.

Card image cap

Praça da República do Paraguai (Praça Paraguaia)

A Praça da República do Paraguai de Dourados foi criada para homenagear a comunidade de imigrantes paraguaios e seus descendentes nesta cidade, local em que essa comunidade pode estabelecer um elo de vida e de identificação.
A inauguração da praça ocorreu em 1998 contando com a presença do então presidente da República do Paraguai Juan Carlos Wasmosy, que trouxe consigo a imagem da virgem de Caacupé e a bandeira de seu país.
Localização: rua Independência, Jardim Itália.
Horário de visitação: livre.

Card image cap

Reserva Indígena

A reserva de Dourados foi fundada em 1925 e compreende uma área de 3.600 hectares, onde habitam índios de tribos Kaiowá, Ñandeva e Terena.
Localização: MS-156 sentido Dourados/Itaporã.
Visitação mediante autorização da FUNAI.

Card image cap

Shopping Center

O shopping Avenida Center vem apostando claramente em um conceito familiar, onde a simpatia, a qualidade do atendimento e serviços, a variedade de marcas e produtos, o ambiente seguro e espaçoso, proporcionarão bons momentos de compras e lazer.
Seu projeto arquitetônico é arrojado, buscando o máximo em funcionalidade e beleza, criando uma sinergia entre o luxo e a simplicidade, privilegiando a circulação em função do conceito oval, evitando cantos ou pontos menos visíveis.
Localização: avenida Marcelino Pires, 3600. Cabeceira Alegre.
Horário: segunda a sábado das 10h às 22h / domingo das 14h às 20h.

Card image cap

Santuário Nossa Senhora de Aparecida

Construída em 1954, as amplas instalações do santuário contemplam uma bela capela onde se encontra à réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
O santuário é um local de encontro e retiros e conta na sua infraestrutura com uma praça de eventos, um palco, sanitários, praça de alimentação e estacionamento para ônibus.
Localização: BR 163, Vila São Pedro.
Horário de visitação: livre.

Card image cap

Usina Termelétrica Senador Filinto Muller

A usina começou a ser construída no ano de 1943 e foi concluída em 1949, ano em que o então senador Filinto Muller realizou sua inauguração. A usina é considerada uma espécie de símbolo do desenvolvimento para a cidade de Dourados, sendo então pioneira na geração de energia elétrica na cidade. Nos anos em que a usina funcionou, o local era ponto de lazer e diversão nas tardes de domingo para a população da cidade. No ano de 1952 parou de funcionar definitivamente, não conseguindo suportar a então crescente demanda local de energia.
Localização: término da rua Albino Torraca.
Horário de visitação: livre.

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2019