A 10 dias do fim da campanha, cobertura vacinal atinge 71% em Dourados

Pelo menos 57 mil douradenses incluídos nos grupos prioritários já receberam a dose da vacina – A. Frota

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2019 está a 10 dias do fim e a cobertura vacinal em Dourados está com 71%, conforme informações do Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde do município.

Pelo menos 57 mil douradenses incluídos nos grupos prioritários já receberam a dose. A população total destes grupos é de 80.365 pessoas, conforme dados atualizados do Vacinômetro, página da web gerenciada pelo Ministério da Saúde.

A campanha termina no dia 31 e, por enquanto, não há previsão para prorrogação. Assim, segundo a Sems, é importante que os integrantes dos grupos prioritários procurem tomar a dose. Trabalhadores da saúde e professores ainda apresentam números abaixo do esperado.

Edvan Marcelo Morais Marques, gerente do Núcleo, avalia como positiva a cobertura em comparação com outros anos, mas reitera que pode ser ainda melhor. “É importante que as pessoas procurem os postos e, quem não pode em horário normal, vá às unidades abertas no período noturno. Além do fim da campanha, que se aproxima, teremos a chegada efetiva do frio ainda esta semana, quando estas patologias se explicitam”, disse.

Além do atendimento normal em todos os postos de saúde, na Seleta, a vacinação acontece das 19h às 22h ainda nesta terça-feira (21), quinta-feira (23) e na semana que vem, nos dias 28 e 30 de maio. Para esta força tarefa noturna, a Prefeitura, com o apoio da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems).

Nunca é demais lembrar que estão inclusos nos grupos prioritários para receber as doses as puérperas (que deram à luz recentemente), trabalhadores em saúde, professores, população indígena com idade a partir de 6 meses, idosos com idade a partir de 60 anos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estejam sob medida socioeducativa, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.

Para receber a vacina, as pessoas inclusas nos grupos prioritários devem procurar os postos de saúde da sua região, com documento de identificação, sendo que os portadores de doenças crônicas devem levar atestados devidos, e cartão de vacinação para gestantes ou crianças.

 

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2019