Prefeitura capacita profissionais da saúde para o enfrentamento da febre amarela

Capacitação reuniu cerca de 250 profissionais de saúde – Divulgação

A Prefeitura de Dourados atua para aprimorar as ações voltadas ao combate e controle da febre amarela, mesmo sem registros da doença na região. Nos dias 12, 13 e 14 deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, fez orientações, palestras e capacitação aos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE).

Foi debatido e avaliado todo o processo da doença, transmissibilidade, vacinação da população, calendário vacinal, principais vetores silvestre e urbano, sintomatologia, além de dados epidemiológicos atualizados da febre amarela referentes ao município, estado, como também a situação em nível de Brasil.

As ações foram coordenadas por Devanildo Souza, do CCZ, Carla Cristina Ribeiro, gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e do Programa de Imunização, e a bióloga Rosana Alexandre, coordenadora do CCZ.

Aproximadamente 250 profissionais de saúde foram capacitados nos três dais de formação. A equipe coordenadora da ação destaca que os debates fortalecem ainda mais o compromisso da prefeitura de Dourados de ofertar serviço de qualidade, no que tange a vigilância à saúde da população.

A capacitação abordou, ainda, formas de combate e controle de outras patologias como dengue, zika, chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Estas doenças possuem baixos índices de registro em Dourados.

O debate abrangeu ainda o trabalho referente a acidentes com animais peçonhentos.

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2018